Você já ouviu falar que seu ambiente exterior é um reflexo direto do que está acontecendo dentro de você? De muitas maneiras isso é verdade – Um ambiente desorganizado, sujo, caótico pode ser opressor e trazer cansaço, confusão e desmotivação, mesmo que você diga que está acostumada e sempre viveu assim, simplesmente não é produtivo, além de fazer você perder tempo, pode tirar a sua atenção de cuidar de si mesma. Por outro lado, um ambiente limpo, organizado e harmonioso pode ser motivador e ajudar a trazer ordem para a vida, de uma forma geral. Quando você se dedica a cuidar do seu espaço e dos seus pertences, é o mesmo cuidado que você tem para cuidar de você mesma.

      Muitas pessoas quando pensam em Emagrecer, ficam desanimadas antes mesmo de começarem. Os fatores podem ser inúmeros, como experiências passadas fracassadas, crenças limitantes, pensamentos sabotadores, baixa autoestima. Algumas até começam cheias de gás e animação, para desistirem um pouco mais adiante, frustradas, para dizer o mínimo.

      As pessoas mais bem sucedidas nas diversas áreas da vida são na grande maioria dos casos, pessoas organizadas. E essa verdade vale para um processo de emagrecimento.

     Organização anda de mãos dadas com um planejamento eficiente, e ambos fazem qualquer meta ser mais alcançável, com menos percalços, em menos tempo. O tempo gasto que se perde organizando não é um gasto, é na verdade um investimento que vale a pena.

     Trabalhando com Coaching de Emagrecimento, vemos com frequência a  correlação entre desorganização e dificuldade em manter um planejamento sustentável de perda de peso. E o inverso é verdadeiro, quanto mais organizadas forem as nossas clientes, mais hábil estão para passar por um processo de Coaching de Emagrecimento e atingir seus objetivos. Para algumas pessoas, principalmente as cronicamente desorganizadas, criar um novo estilo de vida nem sempre começa por mudar a dieta ou incluir uma rotina de exercícios. É preciso muita organização e disciplina para ser saúdavel na alimentação e com as atividades físicas.

      Perder peso requer motivação, determinação e força de vontade, bem como mudanças na alimentação, exercício, sono e hábitos de gestão do estresse. Mas o que raramente ouvimos é como é importante ser organizado. Um ambiente desorganizado dá uma sensação de descontrole dos próprios pensamentos e da própria vida.

      Se você se identificou com o que foi escrito até agora, nossa intenção não é que você se sinta ainda mais desmotivada. Longe disso. Nossa proposta é que você tenha uma programação realista, sem ansiedade, para por as áreas da sua vida em ordem. E todas as áreas contam e influenciam as demais.Até mesmo uma gaveta de calcinhas ! São vários e pequenos os passos para que você sinta que tem novamente, o controle da sua vida. Os ganhos cruzados e marginais deixam toda essa caminhada mais excitante. Ao organizar a sua vida, seus ambientes e seus pertences antes de se dedicar à um processo de emagrecimento, é muito provável que essa sua caminhada seja mais serena.

      Deixamos aqui algumas sugestões de organização. Prepare seus ambientes como se prepara para algo importante, para uma nova fase que está começando, se livrando de tudo o que já não faz mais parte da sua vida, incluindo os quilos a mais.

     Organize a sua casa, os ambientes, as gavetas, os armários. Se desfaça do que não tem mais uso, do que já não faz mais sentido. Organize os papéis. Deixe tudo limpo e bonito para você. Conserte o que estiver estragado. Doe. Abra espaço para o novo. Organize seus horários, sua agenda. Priorize, delegue, diga não para o que não for importante. Ache tempo para a prática de exercícios físicos. Organize sua alimentação, sua despensa, a geladeira, as compras. Por fim, e de extrema importância, organize a sua mente, seus pensamentos.

      Existem muitas questões por trás dos hábitos que fizeram engordar e os que farão emagrecer. Organização com certeza é uma delas.

Facebook Comments