Com certeza você deve conhecer alguém que tem muita dificuldade em dizer não, não é verdade? Ou, essa pessoa pode ser você mesmo.

      Geralmente, pessoas que tem dificuldade em dizer não, acabam perdendo o foco, fazendo tarefas que não lhe pertencem, usando seu tempo em atividades que no fundo não queriam fazer e até mesmo, comendo aquilo que não querem. Isso porque há um padrão de comportamento, uma dificuldade natural em dizer não mesmo sabendo que aquilo seja algo que a pessoa não queira.

      Os motivos pelos quais as pessoas muitas vezes tem dificuldades em dizer não, estão relacionados à questões de ordem muito maior. Medo de decepcionar aos outros, insegurança, carência, baixa autoestima, entre outros.

      Dizer sim para tudo não significa que você é uma ótima pessoa e muito disposta a ajudar. As pessoas com esse comportamento, na verdade, acham que só agindo dessa maneira são queridas e respeitadas pelos outros, o que não é verdade.

      Já parou para pensar que ao dizer sim para tudo, muitas vezes você está dizendo não ao que de fato é importante para você?

      Dizer não para a comida pode ser algo muito difícil, tendo em vista que você não tem o hábito de fazer isso. No entanto, hábitos podem ser desenvolvidos e reforçados pelos seus comportamentos diariamente. Comece dizendo não à pequenas coisas do seu dia a dia, até que chegará um momento em que dizer não se tornará algo natural e fácil para você. É preciso saber se impor e tomar suas próprias decisões. Isso não quer dizer que, com essa atitude, você esteja deixando de ser amigo, de ser amado, de ser querido ou de ser uma pessoa prestativa. Você estará somente assumindo suas próprias escolhas e optando por fazer apenas aquilo que está ao seu alcance e com isso, irá retomar o controle sobre a sua própria vida.

      No Coaching de Emagrecimento, trabalhamos com o autoconhecimento de nossas clientes, e com isso, elas aprendem a se conhecer melhor, a fazer as suas escolhas, desenvolver novos hábitos e com isso, acabando desenvolvendo naturalmente o hábito de dizer não.